O Salvador-Hendrik Johannes Cruijff(Johann Cruyff)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Salvador-Hendrik Johannes Cruijff(Johann Cruyff)

Mensagem  Alfie em 2008-06-03, 4:47 pm



Johan Cruijff (Amsterdam, 25 de Abril de 1947) é um técnico de futebol e ex-futebolista dos Países Baixos, considerado o melhor futebolista neerlandês de todos os tempos.[1] Considerado um jogador revolucionário, tático, ofensivo, coletivo, vistoso e eficiente, inspirou muitos jogadores e treinadores a partir das suas extraordinárias atuações no Amsterdamsche Football Club Ajax e principalmente na seleção da Holanda, durante a Copa do Mundo de 1974.

Se hoje, atualmente há no futebol jogadores polivalentes que podem atuar sem posição fixa no campo, sem prejuízo de suas atuações individuais, muito se deve a este genial craque e não menos ao seu treinador no Ajax e na Seleção Holandesa, Rinus Michels. Mesmo mais de trinta anos passados da Copa do Mundo de 1974, os Países Baixos, Michels e Cruijff sintetizam a última revolução tática na história do futebol e serão para sempre lembrados como sinônimos de futebol total.

Como jogador
Cruijff jogou pelo Ajax, FC Barcelona, Los Angeles Aztecs, Washington Diplomats, Levante Union Deportiva, Feyenoord e New York Cosmos. Como jogador, Cruijff ficou conhecido pelo jogo gracioso, reações rápidas, controle da bola, rapidez, aceleração, capacidade de mudar rapidamente de direção e pela disciplina tática. Foi tido como um dos melhores jogadores de futebol do seu tempo, juntamente com Franz Beckenbauer e Pelé, apesar de não ter ganhado qualquer taça com a sua equipe nacional. Como jogador internacional pela Seleção Neerlandesa de Futebol, fez 48 jogos, nos quais marcou 33 gols.

Os destaques da sua carreira como jogador incluem a vitória da Liga dos Campeões da UEFA por três vezes (1971, 1972 e 1973), com o Ajax), o Ballon d'Or (Jogador Europeu do Ano) por três vezes (1971, 1973 e 1974), e o lugar de vice-campeão do mundo na final do campeonato de 1974 (perdeu a final contra a Alemanha, a qual jogava em casa). Em 1978 ele recusou participar no campeonato do mundo na Argentina onde os Países Baixos foram vice-campeões outra vez. Alguns dizem que sua recusa foi um protesto contra a ditadura militar que vigorava na Argentina. Outros acham que sua esposa, Dani Cruijff, o proibiu; na Copa de 1974 na Alemanha jornalistas fotografaram os jogadores holandeses com mulheres alemãs nuas na piscina do hotel. Receosa, Dani teria proibido Cruijff a ir à Argentina. Também é importante saber que já em 1974 o Cruijff anunciou numa entrevista que iria parar de jogar futebol quando fazia 31 anos, e isso foi em abril de 1978.

Em 1979, um ano depois de parar a jogar futebol, o Cruijff tinha perdido todo o seu dinheiro por causa de investimentos ruins. Por isso ele resolveu voltar aos campos, começando nos Estados Unidos. Em 1979 atuou pelos Los Angeles Aztecs, e um ano depois foi contratado pelos Washington Diplomats. De 1980 a 1981 Cruijff voltou á Holanda e ajudou o técnico de Ajax, Leo Beenhakker, no seu trabalho. Em março e maio de 1981 ele jogou dez vezes para Levante de Espanha, mas o clube não conseguiu pagar o salário de Cruijff, então ele saiu. Depois ele jogou um torneio com o AC Milan, mas se machucou e perdeu também a temporada nos Estados Unidos. Em dezembro de 1981 Cruyff assinou um contrato com o Ajax, como jogador, e ele voltou aos campos Holandeses no jogo contra Haarlem em casa (4-1, primeiro gol de Cruijff). Nas temporadas 1981-1982 e 1982-1983 o Ajax foi campeão holandês, e no último ano também ganhou a Copa Holandês. Por que o Cruyff já tinha 36 anos, o Ajax recusou oferecer ele um novo contrato, e para mostrar que o clube tinha feito um erro, ele assinou um contrato por um ano com o arquerival Feyenoord. Pela primeira vez em 10 anos o Feyenoord foi campeão holandês, e também ganhou a Copa holandês. No dia 13 de maio 1984, 37 anos de idade, o Cruijff jogou o seu último partido no futebol profissional contra PEC Zwolle, e marcou um gol.

Foi eleito com justiça o melhor jogador da Holanda dos 50 anos da UEFA, nos Prêmios do Jubileu da entidade.

Como treinador
Johan Cruijff treinou dois clubes após a sua carreira de jogador: Ajax e Barcelona. Como treinador levou o Ajax à vitória na Recopa Européia em (1987). No Barça conquistou 4 títulos na Liga Espanhola (1991, 1992, 1993 e 1994) e uma Liga dos Campeões da UEFA (1992).

Como pessoa
Cruijff costumava fumar 20 cigarros por dia antes de sofrer de problemas cardíacos, (foi operado ao coração por duas vezes - cirurgia de ponte de safena ou cirurgia bypass) após o que ele deixou de fumar e começou a usar pastilhas para deixar o cigarro. Foi também figura de cartaz de uma campanha anti-fumantes desenvolvida pelo departamento de saúde do governo catalão.

A supertaça neerlandesa recebeu o seu nome: Johan Cruijff-schaal.

Antes do primeiro jogo pelo Barça, já havia conquistado os torcedores do clube ao declarar que escolheu o time catalão em vez dos rivais do Real Madrid pois não poderia jogar em um clube associado ao ditador espanhol, Francisco Franco.

Como homenagem à Catalunha, batizou seu filho de Jordi, a versão local para "Jorge", nome do santo padroeiro da região. Cruijff só pôde "driblar" a proibição de Franco de manifestações culturais das etnias não-espanholas situadas na Espanha, porque registrou seu filho na Holanda, onde este nasceu.

O filho, Jordi Cruijff, aliás, jogou pelo FC Barcelona, Manchester United, Celta Vigo, Alavés, Espanyol, além de jogar pelas seleções da Holanda e da Catalunha, estando atualmente no Metalurh Donets'k, da Ucrânia. Foi treinado pelo pai no Barça.

Citações
Uma coleção de citações de ou sobre: Johan Cruijff.Durante a sua carreira, Cruijff também se tornou um fenômeno nacional por causa dos seus comentários, alguns dos quais se destacam pelo brilho e pura lógica. A sua forma de discurso foi chamada de "Cruijffiaans" nos Países Baixos. Alguns exemplos:

"Os italianos não podem nos vencer, mas nós certamente podemos perder contra eles" ("Italianen kunnen niet van ons winnen, maar we kunnen wel van ze verliezen.")
"Sem a bola, você não pode ganhar" ("Zonder de bal kun je niet winnen.")
"A velocidade é frequentemente confundida com o discernimento. Quando eu começo a correr antes dos restantes, pareço ser mais rápido" ("Snelheid wordt vaak verward met inzicht. Als ik eerder ga lopen dan de rest, lijk ik sneller.")
"Antes que eu faça um erro, eu NÃO FAÇO esse erro" ("Voordat ik een fout maak, maak ik die fout niet.")
"Toda a desvantagem tem a sua vantagem" ("Elk nadeel heeft z'n voordeel.")
"Para ganhar você tem de marcar um gol a mais do que o adversário" ("Om te winnen moet je 1 goal meer scoren dan je tegenstander")
e o seu mais famoso ditado: "o acaso é lógico" ("Toeval is logisch.")
"Eu não sou religioso. Na Espanha, todos os 22 jogadores fazem o sinal da cruz antes de entrar no campo. Se funcionasse,sempre seria um empate." (Ik geloof niet. In Spanje slaan alle 22 spelers een kruisje voordat ze het veld opkomen, als het werkt, zal het dus altijd een gelijkspel worden.)
A sua influência na língua espanhola foi o tema do seguinte documentário de 2004: En un momento dado.

"E se você marca um golo, é a dentro." (En als je scoort, dan zit ie erin.)
Sobre Cruijff
"Johan foi o melhor jogador mas eu ganhei a Copa do mundo" (Johan war der bessere Spieler, aber ich bin Weltmeister). Franz Beckenbauer

Curiosidades
Cruijff fez uma única partida pela lendária equipe estadunidense de futebol, o New York Cosmos, em 1978. O adversário era uma seleção formada por jogadores que participaram da Copa do Mundo de 1978 (com exceção dos jogadores da Seleção da Argentina, campeã da competição). O resultado foi 2x2 e, além de um golaço marcado pelo italiano Giorgio Chinaglia, a partida é lembrada pela exibição magnífica de Cruijff, eleito o melhor jogador da partida.

_________________
CDN Madeira Clube de Campeões.
avatar
Alfie
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 301
Idade : 37
Data de inscrição : 22/04/2008

Ver perfil do usuário http://cdn-madeira.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum